É muito comum ver na mídia dicas com tratamentos e make para rejuvenescer. Mas saiba que os cabelos, como moldura do rosto, desempenham um papel fundamental nessa tarefa. Você sabia que eles podem potencializar ou prejudicar os esforços para rejuvenescer!
Por esse motivo resolvemos falar, neste artigo, basicamente sobre dois conceitos essenciais que implicam numa aparência mais jovem: coloração e movimento! Acompanhe:
O poder da coloração para rejuvenescer
É um pouco estranho relacionar a coloração com aspecto de envelhecimento, não é mesmo? Entretanto, agora, você vai entender o motivo para tomar alguns precauções com a cor do cabelo!
1.Evite tons mais pesados e fechados
Ao escolher a cartela de cores, procure evitar tons mais pesados e fechados (como o preto chapado), que pesam no visual e acabam deixando um aspecto de rigidez ou seriedade. Podem ressaltar olheiras e linhas de expressão, em função do contraste acentuado.
2.Opte por deixar a raiz natural mais escura ou esfumada
A dica fundamental de coloração para rejuvenescer é deixar a raiz natural mais escura ou esfumada (próxima da cor natural do cabelo) e ir clareando os fios gradativamente até chegar nas pontas mais claras. Você pode optar por uma mescla de fios em vários tons, para acrescentar brilho, luz e movimento. Para se inspirar não deixe de ler o nosso post sobre loiros das celebridades.
3.Explore o que as luzes têm de melhor para rejuvenescer
As luzes criam um efeito de profundidade, que faz o cabelo parecer mais volumoso (outro sinal de jovialidade) e que ajudam a rejuvenescer. Além disto, também é possível, por exemplo, criar um efeito de contorno (a técnica Contour) nos cabelos, com mechas para valorizar pontos fortes e esconder pontos fracos, da mesma forma que se faz com a maquiagem.
Nessa técnica, podem-se concentrar mechas mais claras na altura dos olhos para “iluminar” e destacar o olhar (como fizeram Scarlet Johansson e Sarah Jessica Parker) ou distribuí-las em pontos estratégicos para afinar o rosto.
4.Escolha tons mais quentes
Cuidado também com as nuances de cores. Tons mais frios como o violeta ou pinhão podem envelhecer, assim como tons mais quentes em tons dourados, alaranjados ou acobreados (e suas variações) rejuvenescem.
Corte e movimento
O dinamismo e o movimento, inclusive nos cabelos, criam uma sensação de jovialidade.
5.Evite cortes retos
De uma maneira geral, cortes retos e falta de volume envelhecem. Imagine, como exemplo, o efeito de um coque contido e baixo em contraste com um rabo de cavalo alto com volume no topo (desfiado).
Repartidos laterais, cortes em camadas e franjas passam uma imagem de jovialidade, porque acentuam o movimento.
6.Franjas sim!
As franjas estão em alta e são tendência. E não são só para as jovens. Elas podem sim ser adotadas em qualquer faixa etária. Basta escolher a que melhor se adapta ao seu formato de rosto e tipo de cabelo (mesmo fios cacheados podem adotar franjas).
Fora que as franjas possuem alta versatilidade, podem ser presas, escondidas, falsas, na lateral, etc, ajudando a compor um visual sempre renovado.
- As franjas (assim como o Contour) valorizam os olhos e também podem criar um efeito de mistério ao esconder sutilmente um deles (como nas franjas laterais que caem sobre o rosto).
- Uma dica esperta é ir aumentando a altura da franja com o avançar dos anos. Por exemplo, na faixa dos 30, recomenda-se uma franja desfiada na altura do nariz. Na faixa dos 40, na altura entre o nariz e a boca e acima dos 50 um franjão que acompanha o repicado lateral do corte e se mistura com o restante do cabelo.
- Considere também o formato do rosto para adotar uma franja para chamar de sua. Rostos triangulares, por exemplo, com testa mais larga e queixo pontudo (o chamado triângulo invertido), ficam ótimas com franjas mais longas (abaixo da sobrancelha). Bons exemplos deste formato são as atrizes Jeniffer Aniston e Reese Witherspoon.
- Rostos quadrados, com mandíbulas proporcionais à largura da testa, admitem franjas mais densas do tipo cortininha. Podem-se adotar pontas repicadas para dar mais movimento. Bons exemplos são as atrizes Maria Casadevall e Alinne Moraes.
- O rosto redondo, que apresenta bochechas proeminentes e queixo relativamente pequeno fica melhor com franjão lateral com repicado. Como das atrizes Fernanda Vasconcelos e Vanessa Giácomo.
- Já o rosto oval, que é considerado ideal porque apresenta testa e mandíbulas proporcionais em largura, admitem qualquer formato de franja. Como mostram as cantoras Jennifer Lopez e Taylor Swift.
- E para fechar com chave de ouro apresentamos a poderosa Christine Lagarde, advogada e política francesa filiada ao partido Os Republicanos, atual Diretora-Gerente do FMI, o cargo mais alto do organismo multilateral, o qual ela é a primeira mulher a ocupar. Ela não só assume e mantém os fios brancos platinados com elegância e postura como também usa a franja lateral (com fios curtos). Vale lembrar que esses fios exigem cuidados constantes para evitar o amarelamento e porosidade (comum aos fios brancos) para manter o bom caimento, sedosidade e brilho. Note que, além do bom corte e escova, ela não abre mão de maquiagem e acessórios chamativos para levantar a expressão de autoridade, mas sem perder o charme. Fica a dica.
7.Não se esqueça de manter os fios sempre hidratados!
Para evitar o aspecto de fios danificados, que sem dúvida envelhecem, não deixe de ler também o ebook sobre a importância das hidratação dos cabelos!
E aí pronta para rejuvenescer? Inove e não tenha medo de mudar! Consulte um de nossos nossos especialistas agora mesmo!
Fotos de celebridades: divulgação