E no Dia Internacional das Mulheres, aqui vai um presentinho: ótimas dicas de maquiagem, com truques de luz e sombra para exaltar ainda mais a sua beleza!
O princípio básico da Maquiagem consiste em camuflar imperfeições e exaltar pontos fortes, simples assim. Então nada mais é do que jogar luz no que queremos mostrar e sombra no que não nos favorece.
Mas veja que a classificação do que favorece ou deprecia é sempre muito pessoal. E às vezes um pequeno defeito pode se transformar num diferencial e até virar um charme personalíssimo. Como dentes ligeiramente separados, sardas, uma pinta estratégica…
Bem, dito isto, aqui vamos nós com as “ocorrências” mais populares entre as mulheres e como camuflá-las.
Contorno para Afinar o Rosto
O truque principal para Afinar o rosto é traçar uma linha imaginária que iria do canto da boca em direção às têmporas, tomando a base do osso da face como referência. Aplique um pó bronzeador, base um tom mais escuro do que a sua pele ou então uma sombra opaca em tom marrom frio, guardando uma distância de mais ou menos dois dedos do canto da boca, chegando até as têmporas.
Utilize preferencialmente um pincel chanfrado ou pincel chato de contorno, que facilita a demarcação do contorno.
O efeito de sombra nesta região dá a ilusão de afundamento e consequentemente afina o rosto.
O mesmo princípio pode ser usado para afinar testas largas (sombras nas laterais) ou altas (sombra rente ao couro cabeludo).
Contorno de Queixo e Papada
Para camuflar a papada, aplique o efeito de sombra abaixo da linha da mandíbula. Para disfarçar o efeito de queixo duplo, pode-se aplicar a sombra também no pescoço.
Para o queixo, caso você tenha um queixo retraído, aplique um iluminador para “projetá-lo”, deixando-o em evidência. Já se ele for pontudo, escureça levemente a ponta com um tom mais escuro.
Contorno de Nariz
Para afinar o nariz, trace uma linha imaginária que vai da asa do nariz até o início das sobrancelhas. Esta linha deve receber o efeito de sombra.
Para reforçar ainda mais a ilusão de ótica, ilumine a ponta e a ponte do nariz até mais ou menos a metade.
Se o seu nariz é muito fino, inverta o processo, iluminando as laterais. Caso tenha a ponta caída, ilumine o espaço entre as sobrancelhas, para tirar o destaque da ponta do nariz.
Em todos os casos da aplicação de sombra, nunca esqueça de esfumar, para o efeito não ficar marcado, o que ficaria artificial.
Pontos Estratégicos de Iluminação
Agora vamos aos pontos que valem muito a pena iluminar e finalizam com chave de ouro a make para produções mais caprichadas.
- Arco da sobrancelha – iluminar esta região abre e levanta o olhar.
- Canto interno dos olhos – faz os olhos brilharem e valoriza o olhar.
- Têmporas – confere um ar de vitalidade e jovialidade.
- Arco do cupido – marca o contorno dos lábios e gera sensualidade.
- Labio inferior – sensualidade dupla.
Por fim, lembre-se que um efeito é sempre realçado pelo efeito do outro. Ou seja: o contraste acentua o efeito de luz e sombra.
E aí, gostou das dicas? Se gostou a palavra de ordem é teste e treino (muito treino). O treino leva à perfeição.
Agora se você estiver precisando de uma produção caprichada para uma ocasião especial, agende seu horário com alguma de nossas super maquiadoras: Veridiana Souza, Paula Nakazone ou Leticia Damiano. Você vai se surpreender com a melhor versão possível de si mesma!