Os reflexos, hoje em dia, se desdobram em diferentes técnicas e estilos para modelarem o perfil de mulheres e homens. Mas engana-se quem acha que a tonalização dos fios é algo recente na história da humanidade.
Do platinado aos tons de mel — entre tantas outras possibilidades —, os reflexos contribuíram ativamente para abrilhantar culturas e épocas!
Primeiramente, na forma de peruca e formas artificiais e pouco duráveis de tintura. Desde o Egito Antigo já se percebia a intenção em mudar a cor dos fios para atingir diferentes sensações em si e nos outros.
Foi só na segunda metade do século 19 (em 1863, precisamente), que August Wilhelm von Hofmann revolucionou a indústria cosmética com a coloração do PPD (parafenilenodiamina). Essa é a técnica que, até hoje, serve como a base para os reflexos e outros procedimentos.
Desde então, o mercado permanece em constante revolução e em plena efervescência, com novidades vindas de todos os lugares do mundo!
E, neste post, você vai entender, definitivamente, tudo sobre os reflexos e como você poderá usá-lo como um guia para reinventar a beleza do seu penteado!
Boa leitura!
Você sabe o que são os reflexos?
Se os tons platinados — e tantas outras variantes — embelezam o perfil e o estilo de muitas pessoas, devemos isso em grande parte a Eugene Schueller, o fundador do grupo L’Oréal.
Tudo porque, ainda na primeira década do século 20, ele trouxe uma inovação nos cosméticos, clareando os cabelos com mais naturalidade por meio de uma tintura permanente.
Esse foi o passo inicial para a chegada definitiva e consolidada dos reflexos, esse procedimento que clareia os fios, mas sem deixá-los marcados.
Não por menos, os reflexos foram apenas um marco que se fragmentou em diversos outros procedimentos. Muitos, inclusive, que ainda geram confusões múltiplas na mente das clientes.
Por isso, a seguir vamos esclarecer alguns dos principais procedimentos capilares antes de adentrarmos, detalhadamente, na raiz dos reflexos!
O que são as luzes?
Mechas finas, que se espalham pelo cabelo. As luzes estão entre as principais preferências das pessoas para brilhar em qualquer estação do ano!
Iniciadas na raiz e seguindo até as pontas, as luzes são consideradas a solução para quem deseja mudar o visual, mas sem medidas drásticas para isso. Finíssimas, criam um efeito discreto, mas deslumbrante.
O que são os reflexos nos cabelos?
Por sua vez, as técnicas de reflexos adquirem um passo além, na reformulação do visual. Em primeiro lugar, porque as mechas realizadas têm mais espessura do que as luzes.
Logo, são mais evidentes. Só que o efeito ainda é brando, podendo variar em até 5 tonalidades. É a oportunidade, então, de iluminar o visual e dar um destaque ainda mais personalizado ao penteado.
O que são as mechas?
Quando falamos em mechas, pensamos em pessoas que estão à procura de um impacto maior nos seus tons aloirados.
Grossas e com um aspecto mais marcado — quando comparado com as técnicas citadas anteriormente —, as mechas evidenciam ainda mais o tom clareado, nos cabelos.
Vale destacar, ainda, que as mechas podem ser feitas de diferentes maneiras, cujas técnicas estão em alta e têm um apelo diferenciado para perfis distintos de pessoas.
A seguir, vamos falar um pouquinho mais desses procedimentos. Alguns, já consolidados no mercado, enquanto existem algumas tendências mais atuais e com alto apelo estético para fazer a sua cabeça!
Quais são as técnicas e tons que vão dar o que falar em 2019?
Anteriormente, nós destacamos os reflexos e outras técnicas que fazem uso de mechas para agregar ainda mais identidade aos penteados das pessoas.
Vamos ver, agora, dentro desse contexto quais são os procedimentos mais atrativos, e com amplo potencial para reinventar o seu estilo e visual?
Californianas
Elas não vieram, exatamente, da costa oeste dos Estados Unidos, mas as mechas californianas pegam emprestada a sua inspiração nos cabelos platinados dos surfistas — em parte, nessa tonalidade pela exposição prolongada à luz solar e ao sal do mar.
Diferentemente dos atletas últimos, entretanto, o procedimento das californianas é muito mais rápido e prático. As mechas loiras são reproduzidas com luzes apenas nas pontas dos fios, e com um diâmetro variável, mas que não excede os 3 centímetros de espessura.
Outra boa notícia, nessa técnica, é a personalização do tom. Ou seja: o grau de similaridade com o aspecto solar nas madeixas, o que permite mais exclusividade para quem deseja agregar um penteado diferenciado.
Ombré hair
O ombré hair carrega, em sua essência, algumas similaridades com as mechas californianas. Afinal, trata-se de um procedimento que tem início também nas pontas do cabelos.
Só que, diferentemente do efeito solar da técnica citada acima, o ombré hair é aplicado em um tom ainda mais suave, distribuindo-se ao longo de todo o comprimento. Por ter menos contraste, os pontos iluminados dos fios adquirem uma espécie de sensação de mudança gradual dos tons.
Ou seja: próximo à raiz, o tom dourado é mais fechado e, à medida que desce até a ponta dos fios, clareia gradualmente. Um belo efeito que ainda faz uso do tom natural dos cabelos de cada cliente para garantir um efeito único e impactante.
Um exemplo disso: as morenas podem optar pelo ombré hair em tons que vão do bege ao bronzeado. As loiras, por sua vez, podem fazer o degradê com um loiro dourado ou em tonal,idades próximas ao mel.
Sombré hair
Não se trata de um erro de digitação: o nome desses reflexos se assemelha mesmo ao ombré hair, mas a técnica em si é mais discreta e tem dado o que falar entre as tendências de procedimentos capilares.
As distinções dessa técnica envolvem, essencialmente, dois fatores:
- ideal para cabelos castanhos;
- a suavidade do tom é privilegiada nessa técnica.
Outro ponto de destaque, do sombré hair, está na maneira com a qual a técnica se desenha no cabelo, iniciando-se mais fina e alargando gradualmente nas pontas.
Isso cria um efeito suave, próximo à raiz, e que abrange uma área maior dos fios até chegar às suas pontas. Assim, obtém-se um efeito “tom sobre tom” que combina perfeitamente com a cor natural dos cabelos das clientes.
A melhor parte é que os tons escolhidos são pensados para gerar essa sensação agradável — ainda que discreta — em cabelos mais escuros. Como o já citado tom acastanhado que tem tudo a ver com essa popular técnica.
Vale destacar, ainda, que o sombré hair preserva o tom original na raiz. Assim, a manutenção não é tão frequente quanto ocorre com as outras técnicas. Além de ser uma boa maneira de modificar o visual aos poucos, até acostumar-se com a ideia e praticar algo mais radical.
Balayage
Pois se nós destacamos um procedimento discreto de reflexos, logo acima, vamos finalizar este tópico com algo mais radical: o balayage.
Sabe do que se trata? A técnica consiste em criar reflexos mais intensos, nos cabelos, mas sem abrir mão do efeito natural sobre as madeixas. O balayage, inclusive, tem feito a cabeça — literalmente — de muitas famosas por conta de sua possibilidade de variar os tons.
Como resultado, o efeito sobre o tom natural dos cabelos das clientes promove uma ampla diversidade. Aquele desejo de exclusividade é realizado de maneira impactante, é verdade, mas sem abrir mão de uma iluminação pura.
Além disso, o procedimento é aplicado por meio de uma técnica conhecida como freehand: sem papel ou touca para a sua realização, portanto, o que marca menos o cabelo e gera esse efeito artesanal lindo e cheio de nuances únicas.
Quais são os diferentes tipos de fios de cabelo?
Um segredinho que poucos especialistas se arriscam em dizer às suas clientes: os reflexos podem ser aplicados em qualquer tipo de fio de cabelo.
Não à toa, temos alguns termos recentes, de reflexos, e aplicáveis em todos os tons. Alguns exemplos para você já se inspirar:
Sem falar nas tendências — sazonais ou aquelas que resistem às temporadas — que têm tudo para iluminar os seus cabelos com reflexos lindos, naturais e duradouros.
Nesse sentido, você pode apostar em reflexos que se moldem perfeitamente ao tom natural dos seus cabelos. Quer ver só?
Reflexos ruivos
Tons escuros, acobreados, ou mesmo distintamente claros são tendências, entre os reflexos. Sem falar que o ruivo, em si, está em alta no mercado de cosméticos e estética.
O resultado disso é tão evidente quanto as madeixas com reflexos ruivos: uma procura elevada, que demanda muita criatividade dos profissionais do setor para atender à demanda.
Vale destacar, contudo, que a tonalidade demanda alguns cuidados específicos com a sua manutenção — como o uso de xampus e condicionadores apropriados para essa tonalidade.
Loiro-dourado
Clarinha como a luz do sol, essa tonalidade de reflexos é uma das mais requisitadas e populares do setor.
A questão principal, em torno dela, está na necessidade — quase que unânime — de descolorir os fios. O procedimento permite que os novos tons consigam aderir com facilidade aos cabelos.
Atenção apenas ao fato de que os reflexos loiros costumam deixar o cabelo mais desidratado. Consequentemente, há uma atenção maior na sua manutenção nesse aspecto.
Castanho-iluminado (ou morena-iluminada)
Um dos novos xodós dos especialistas — e suas fiéis clientes — é o já citado morena-iluminada, que privilegia o tom natural dos cabelos e agrega um estilo suave de reflexos.
A técnica, entretanto, se destaca pela possibilidade em descolorir as mechas em até dois tons. E, para isso, usa a cor natural dos fios como a base dessa transformação.
Essas luzes mescladas agregam leveza e estilo ao visual, que pode ser enriquecido com tonalidades mais quentes, como:
- dourados;
- mel;
- caramelo;
- cobre.
Além disso, há uma preocupação em identificar a tonalidade perfeita também de acordo com o tom da pele e o tipo de cabelo. Assim, a tendência é aplica com mais naturalidade, gerando um efeito intensamente único em cada penteado.
Fios coloridos
Não vamos nos esquecer dos tons ainda mais coloridos que desfilam na cabeça de pessoas de todos os estilos, como:
- verde;
- rosa;
- roxo;
- azul.
Tonalidades — conhecidas também como candy colors, algo como “cores de doces” — que já estão presentes em quem não teme a ousadia em revolucionar o próprio penteado.
Só que os reflexos nesse tipo de cabelo exigem muitos cuidados de suas proprietárias, tendo em vista a diferenciação de cores e, sobre elas, as mechas.
Uma dica interessante é o uso de produtos com proteção UV para garantir a hidratação continue a plena dos fios. Não é incomum o uso desses produtos diariamente, inclusive.
Como cuidar dos reflexos loiros e evitar o ressecamento precoce?
Vimos, no último tópico, a quantidade ampla de procedimentos que podem modificar o seu visual — dos mais discretos aos mais evidentes. Só que também pudemos acompanhar que os devidos cuidados procedem os efeitos desejados.
Portanto, ao realizar qualquer tipo de reflexos nos cabelos, lembre-se que há uma tendência geral de que os fios ressequem com mais facilidade.
E é justamente para dar cabo desse problema que preparamos este tópico para complementar o nosso guia de reflexos dos cabelos! Dê uma olhadinha!
Escolha um lugar que entenda os seus objetivos e necessidades
Além dos reflexos, os cuidados com os cabelos são diários e diversificados. Por que, então, você não tomaria as mesmas precauções ao escolher o seu salão de beleza?
Uma dica, entretanto: o salão de beleza de sua preferência é só o primeiro passo. Uma vez lá, certifique-se de encontrar o profissional mais compatível com o seu perfil, o seu tipo de cabelo e, claro, os seus objetivos e as necessidades que você terá após realizados os procedimentos.
Um bom profissional possui reputação de renome, conhece os devidos cuidados para cada tratamento capilar e, principalmente, traduz em resultados os desejos de suas clientes. Procure por alguém que “fale a sua língua” e cuide de você assim como você cuida de si!
Use apenas os melhores produtos para os seus cabelos com reflexos
O tratamento de qualidade, feito pelo profissional de sua preferência, não acaba assim que o serviço é finalizado. É hora de manter o resultado pelo máximo de tempo possível.
Pesquise, pergunte para o especialista que cuida dos seus cabelos e troque experiências com outras pessoas — que também tenham feito reflexos — para identificar as melhores opções do mercado.
Não precisa ser, necessariamente, o produto mais caro, mas um que tenha um excelente custo/benefício. Evite cair naquele clichê do “barato que sai caro” porque esse investimento a mais que você possa fazer é um diferencial e tanto para obter o resultado por mais tempo.
Avalie o uso de xampus e condicionadores para cabelos com reflexos
Para evitar o ressecamento, muitas clientes evitam a periodicidade ampla para lavar os cabelos. Para tanto, uma dica fundamental é o uso de produtos diferenciados, mas específicos para quem tem reflexos nos cabelos.
Eles contribuem ativamente para a manutenção do efeito brilhante e platinado — ou do tom escolhido por você — e ainda proporciona a limpeza necessária sem agredir os fios.
Lembre-se de cortar os cabelos periodicamente
Cortar as pontas é uma necessidade básica. Só que, quando se tem reflexos, o procedimento é ainda mais recomendável, tendo em vista que o ressecamento acontece naturalmente, e com facilidade.
Dessa maneira, o processo dura mais, o profissional consegue acompanhar de perto as transformações (como o tom dos seus reflexos ao longo do tempo) ocorridas e indicar o momento ideal para uma nova sessão ou a frequência para um novo corte de cabelo.
Faça hidratações nos cabelos
Não negligencie o poder de uma hidratação, durante a manutenção dos seus reflexos. Você pode optar por fazê-la em casa, mesmo, ou com o auxílio do especialista que já conhece as minúcias e particularidades do seu cabelo.
Quando se faz o procedimento — em média, semanalmente —, a saúde dos fios é privilegiada, eles permanecem fortalecidos e nutridos e qualquer tipo de imprevisto passa bem longe dos seus penteados cotidianos.
Atenção ao uso de chapinhas e/ou secadores
É difícil resistir à tentação, nós sabemos, mas é inegável o impacto que um secador e a chapinha têm na manutenção dos cabelos com reflexos.
Afinal, eles são frágeis devido aos procedimentos aplicados e o uso contínuo e prolongado desses acessórios pode apenas prejudicar a saúde dos fios, ressecando-os rapidamente.
Uma alternativa para obter o melhor dos dois mundos é uso de protetores térmicos. Esse tipo de produto garante uma camada complementar de proteção contra o calor excessivo, o que dá aos seus cabelos um efeito natural, belo e resistente ao frizz.
No entanto, vale se atentar também a algumas dicas finais sobre este assunto. Vamos a elas?
- ao ligar o secador, certifique-se de que ele está a uma distância segura dos seus fios. O ideal é deixá-lo cerca de 20 centímetros de distância da sua cabeça;
- evite, ao máximo, o uso de chapinhas enquanto o seu cabelo ainda estiver molhado — ou mesmo úmido;
Com base nessas dicas, os seus reflexos vão ser mais permanentes, naturais e nutridos progressivamente. Algo que vai inspirar você a manter — e, quem sabe, ousar com novos visuais — os reflexos por muito tempo!
Só vale o reforço: muito dessa manutenção periódica depende da sua atenção e disposição em manter os reflexos naturais. Cuide dos cabelos!
E então, ficou com alguma dúvida pendente sobre os reflexos nos cabelos? Que tal, agora, converter todo esse conhecimento em uma decisão prática para reinventar o seu visual? Para isso, entre em contato conosco e marque uma conversa com um de nossos especialistas!
Fonte da imagem principal: https://goo.gl/Wj659U