Pular para o conteúdo
Início » Coloração : 5 erros mais comuns ao pintar o cabelo em casa

Coloração : 5 erros mais comuns ao pintar o cabelo em casa

  • por

Ih, pensando em pintar o cabelo em casa? Tome bastante cuidado! Essa experiência, apesar de parecer prática e econômica, pode acabar não saindo exatamente como esperado.

Pintar o cabelo em casa? Melhor não!

A coloração é uma química capilar que exige bastante experiência e conhecimento profissional, já que são vários os erros que podem acontecer. Que saber quais são os mais comuns dentre eles? Continue lendo!

1.Cor errada

O maior risco ao pintar o cabelo em casa você já pode imaginar, não é? Cor errada! Se inspirar na cor dos cabelos da modelo da caixinha de coloração dificilmente garantirá aquele mesmo resultado.

O motivo é o seguinte: a cor que seus fios já apresentam influencia (e muito!) no resultado da coloração. É partindo da tonalidade que está no seu cabelo que um colorista profissional identificará a mistura de cores necessária para atingir o resultado que você deseja, além de verificar se esse resultado é mesmo possível.

Tons claros, como loiros e ruivos são particularmente difíceis de atingir sem o auxílio de um profissional, pois também podem envolver a descoloração, processo complicado e que envolve vários riscos para a saúde da fibra capilar. 

Portanto, na hora de colorir os cabelos é necessária uma avaliação personalizada. Pintar o cabelo em casa com misturinhas indicadas por amigas ou confiar na caixa de tinta da farmácia pode acabar resultando em uma surpresa desagradável. 

2.Aplicação incorreta

Mesmo com a coloração certa, ao pintar o cabelo em casa podem acontecer erros de aplicação, que não é uma tarefa tão simples quanto parece.

Existem várias técnicas profissionais utilizadas para garantir uma cor viva e uniforme, além de brancos bem cobertos.

Além disso, é necessária muita habilidade para conseguir aplicar a coloração em todo o cabelo sozinha. Sem a ajuda de um bom profissional, esse processo pode acabar comprometido, resultado nas temidas manchas.

3.Brancos aparecendo

Cobrir com perfeição os branquinhos mais resistentes pode ser um desafio. Além de uma aplicação impecável (e as vezes até mesmo uma reaplicação), é necessário saber fazer a mistura correta de pigmentos para conseguir a cobertura ideal, sem que fiquem transparências.

Os fios brancos têm algumas particularidades que devem ser observadas ao escolher a combinação de cores a ser aplicada, além da proporção correta de cada uma delas. Tudo isso varia de acordo com o percentual de brancos de cada pessoa, a resistência dos fios e ainda com o fabricante de cada coloração.

4.Produtos de baixa qualidade

A qualidade dos produtos de coloração profissional é inquestionável e, como em qualquer transformação química, esse é um dos fatores que mais influência no resultado perfeito e na saúde dos fios. Ao pintar o cabelo em casa, o acesso a esse tipo de material é limitado.

Além disso, os fabricantes de produtos profissionais usam uma escala numérica para identificar as cores que oferecem, os nomes que lemos nas colorações de grande público são apenas comerciais. Por isso, é necessária a ajuda um  de cabeleireiro treinado em colorimetria que saiba precisamente qual número corresponde à cor desejada. 

5.Reações inesperadas

Apesar de ser um processo comum, coloração também é química e, como tal, oferece riscos para a saúde dos cabelos.

Reações inesperadas e incompatibilidades com processos anteriores podem acontecer, causando danos graves para a fibra capilar.

Por isso, é muito importante que um profissional experiente faça um diagnóstico detalhado dos fios,  identificando por quais processos aquele cabelo pode passar sem correr o risco de quebras ou de corte químico.

 

Com tantas possibilidades de erro, não vale a pena arriscar, não é?

Na grande maioria das vezes, tratam-se de casos difíceis de resolver, podendo demandar horas na cadeira do salão, causar danos adicionais aos fios e ainda assim não chegar naquele resultado perfeito. Além disso, o valor do “conserto” pode acabar ficando até mesmo maior do que o serviço inicial feito com um bom colorista. 

Por isso, para conseguir a cor dos sonhos opte sempre por qualidade e segurança. Procure um salão com credibilidade reconhecida e com coloristas experientes.

Converse com o profissional sobre seus desejos, mostre suas fotos de referência e ele saberá o caminho correto para chegar exatamente naquela cor que você ama!

Se você gostou desse conteúdo e já está pensando na próxima cor dos seus cabelos, acesse nosso ebook e descubra qual tonalidade ficara perfeita no seu tom de pele!

Deixe um comentário

Sair da versão mobile